logo

automóveis

Produção industrial teve recuo de 2,7% em 2012

Em 2012 a produção industrial recuou em nove dos 14 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em São Paulo, maior parque industrial do País, a queda chegou a 3,9%. Outros destaques no ano passado foram Amazonas (-7%), Espírito Santo (-6,3%), Rio de Janeiro (-5,6%), Paraná (-4,8%) e Rio Grande do Sul (-4,6%). No mesmo período, a média nacional foi de -2,7%. Houve resultados negativos ainda em Santa Catarina (-2,7%), Ceará (-1,3%) e Pará (-1,1%).
Author image

Redação AB

06 fev 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_16214.jpg

O menor dinamismo foi particularmente influenciado pelos setores relacionados à fabricação de bens de consumo (motos, automóveis, aparelhos de ar-condicionado, fornos de micro-ondas, telefones celulares, relógios e televisores) e de bens de capital (especialmente para equipamentos de transporte e para construção), além da menor produção dos setores extrativos (minério de ferro), têxtil, calçados e couro, vestuário e metalurgia básica.

Na direção oposta, Bahia (4,2%), Goiás (3,8%), Região Nordeste (1,7%), Minas Gerais (1,4%) e Pernambuco (1,3%) fecharam 2012 com resultados positivos.