logo

Projeto de mobilidade para produtores rurais vence Desafio AB Diversidade

Veículo idealizado por estudante da UFMG conecta o agronegócio aos grandes centros urbanos
Author image

Vitor Matsubara

25 jun 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Um veículo funcional capaz de transportar com agilidade produtos rurais para as grandes cidades. Esta proposta foi a vencedora do Desafio AB Diversidade, inédito concurso de inovação que engaja jovens de perfis e bagagens diferentes no desenvolvimento de uma solução que agregue valor ao ecossistema automotivo e da mobilidade. A iniciativa conta com o apoio da Mercedes-Benz.


VEJA MAIS:– Em 1 ano, número de mulheres que trabalham na Nissan Brasil subiu 9%

– Uber lança categoria exclusiva com carros híbridos e elétricos


Solução de mobilidade para produtores rurais

O projeto foi idealizado por Voronoff Starling, estudante de design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir da criação da marca fictícia Arrival, o estudante elaborou o esboço de um veículo de formas retas e aptidão para encarar trechos fora-de-estrada.

Com amplo espaço interno para o transporte dos alimentos, é uma solução de mobilidade que tem como objetivo facilitar o deslocamento de alimentos produzidos por pequenos produtores rurais.

“As grandes montadoras não atendem de fato aos problemas de mobilidade de alguns nichos, como a indústria da alimentação”, afirma Voronoff.

Ideia nasceu de realidade vivida em casa

O autor, que trabalha na área de design da Stellantis, define sua criação como “uma visão da Arrival para o mercado da America do Sul”. O projeto, inclusive, foi apresentado em seu trabalho de conclusão de curso (TCC) em dezembro de 2023, quando foi aprovado com nota máxima pela banca examinadora.

A ideia de fomentar a mobilidade com foco no agronegócio nasceu a partir da realidade vivenciada pelo próprio estudante durante sua infância.

“Morei até os 16 anos com meus pais e meu irmão próximo a uma pequena cidade em Minas Gerais. Durante esse tempo, acompanhei de perto o trabalho dos meus pais, especialmente minha mãe, que sempre cozinhou muito bem e vendia os produtos que produzia nas feiras da cidade. Só que ela sempre dependeu do meu pai para realizar esse transporte, o que muitas vezes era um desafio”, relembra.

Vencedor terá mentoria com profissionais do setor

O projeto vencedor foi selecionado por uma banca avaliadora composta por especialistas de universidades apoiadoras da iniciativa e profissionais da Automotive Business

Como prêmio, Voronoff terá sessões de mentoria com grandes profissionais do setor automotivo e da mobilidade.