logo

Projeto do Apple Car ganha reforço de executivo veterano da Lamborghini

Com chegada de Luigi Taraborrelli, empresa quer acelerar seu modelo elétrico e autônomo para 2025
Author image

Redação AB

28 jul 2022

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O projeto do Apple Car está cada vez mais perto de se tornar realidade e ganhou um novo nome de peso. A empresa da maçã contratou um dos executivos-chave no desenvolvimento de carros da Lamborghini: Luigi Taraborrelli, engenheiro com 20 anos de carreira na montadora italiana.


– Entenda a estratégia das empresas para atuar no segmento da mobilidade. Clique aqui e garanta a sua inscrição no #ABX22 – Automotive Business Experience.


Ele vai liderar o projeto do Apple Car (chamado também de “Projeto Titan”) e trazer um estilo “mais arrojado” –  o que revela que a empresa intensifica o desenvolvimento de seu primeiro carro elétrico autônomo, segundo a Bloomberg.

Após quase 21 anos na Lamborghini, Taraborrelli parece ter deixado a empresa em maio, segundo o seu perfil no LinkedIn. Recentemente ele liderou o desenvolvimento de chassis e dinâmica de veículos. O executivo trabalhou ainda em projetos como, o Urus SUV da Lamborghini, Huracan Coupé, Performante e Aventador Coupé. Além de alguns projetos de séries limitadas, como o Lamborghini Sterrato.

Apple Car ainda é um mistério

Pouco se sabe sobre o Apple Car, que tem sido desenvolvido desde 2014. Segundo um site americano, o projeto teve seus altos e baixos e precisou ser adiado diversas vezes. A equipe chegou a ser reduzida em um determinado momento. Em setembro, o executivo de engenharia Doug Field, que liderava os projetos especiais (incluindo o do carro elétrico e autônomo), deixou a empresa para trabalhar na Ford.

Recentemente a gigante de tecnologia fez contratações e nomeações importantes, incluindo destcar um de seus principais executivos de software, Kevin Lynch, para supervisionar o projeto. Em maio, a Apple contratou o executivo de longa data da Ford, Desi Ujkashevic, que recentemente foi diretor global de engenharia de segurança.

A apresentação oficial do carro deve acontecer em 2025. A expectativa para o Titan é de um veículo com nível 5 de automação, que dispensa intervenção humana e, por isso, não terá volante ou pedais. O chip usado no veículo elétrico e autônomo está sendo criado pelo time de desenvolvedores de processadores para o iPhone e o Mac. A inteligência artificial do sistema será capaz de atuar de forma conjunta com sensores e radares ao redor do veículo.