
Depois de estrear em 2018, o projeto Presença Feminina no Setor Automotivo amadurece e ganha força para o ano que vem. O que nasceu apenas com uma pesquisa da participação da mulher na indústria, vai ganhar novas iniciativas e, principalmente, ampliar seu alcance e efeito positivo na cadeia automotiva brasileira. Além da segunda edição do estudo, que será mais abrangente e trará novas respostas, o projeto ganha a Rede AB Diversidade, um campo neutro de discussão sobre como promover condições igualitárias nas organizações automotivas.
Conheça as iniciativas do projeto Presença Feminina no Setor Automotivo programadas para 2019:
– Pesquisa Presença Feminina no Setor Automotiva – 2ª edição:
Além de checar a evolução dos dados apurados em 2018 (clique aqui para ver a primeira edição), o estudo trará novos recortes e informações.
– II Fórum Presença Feminina no Setor Automotivo:
Em setembro de 2019 acontece a segunda edição do evento, que trará os resultados da pesquisa de mesmo nome e promoverá amplo debate sobre a diversidade como estratégia de negócio, ferramenta de inovação e de aumento da lucratividade para as empresas.
– Rede AB Diversidade:
Iniciativa inédita que busca promover um ambiente mais igualitário nas organizações do setor. Um campo neutro que oferecerá às empresas-membro debate e geração de conhecimento sobre a promoção da diversidade. O projeto vai reunir as melhores referências no assunto, além de promover a troca de experiências entre as organizações automotivas.
– Cartilha de Melhores Práticas na Promoção da Diversidade:
No fim de 2019, o primeiro ciclo de trabalho da Rede AB Diversidade será encerrado com o lançamento de uma cartilha de melhores práticas para que o setor promova a diversidade. Com a adesão, as empresas-membro terão acesso a esta e a outras ferramentas necessárias para promover a diversidade e gerar resultados significativos
– Prêmio AB Diversidade:
Em sua primeira edição, o Prêmio AB Diversidade reconhecerá empresas automotivas que se destacam pelas suas iniciativas para promover a equidade de gênero e a diversidade.
POR QUE DEBATER DIVERSIDADE NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA?
Como plataforma de conteúdo voltada à liderança da indústria automotiva, Automotive Business carrega a responsabilidade de fomentar transformações positivas neste setor. Ao defender que as organizações tenham times diversos, com homens e mulheres de várias etnias e orientações sexuais, apoiamos o desenvolvimento de empresas mais justas e positivas para a sociedade. De quebra, a diversidade leva para as organizações a capacidade de chegar a novas respostas e encontrar soluções mais adequadas aos consumidores brasileiros, já tão diversos entre si.
O projeto Presença Feminina no Setor Automotivo começou no fim de 2017, com o início de um inédito mapeamento da participação da mulher na indústria. Ali, naquele primeiro passo, não estava claro até onde a iniciativa chegaria. As coisas, afinal, foram longe. O estudo, realizado em parceria com a MHD Consultoria e apresentado em fevereiro deste ano, apurou uma série de dados alarmantes.
Um deles é que só 17% da força de trabalho da indústria automotiva é feminina e que as mulheres chegam a ganhar até 33% a menos que os homens que desempenham funções semelhantes. Os resultados preocupam, mas a parte boa foi constatar que há muitas empresas e profissionais dispostos a mudar esta realidade.