logo

abraciclo

Promot 4 tem mais definições

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

07 dez 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_12478.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Mário Curcio, AB

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 6, a Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motos, revelou detalhes sobre a quarta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por motociclos e veículos Similares (Promot 4), que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2014. Pela nova etapa do programa, os veículos de duas rodas terão de manter estáveis por determinada quilometragem os níveis de emissões estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os ciclomotores, veículos com motorização até 50 cc, terão de conservar seus níveis de emissões por 10 mil quilômetros. Modelos com velocidade final superior a 130 km/h terão de preservar os níveis até 30 mil quilômetros. As motocicletas com velocidade máxima inferior a 130 km/h terão de manter as emissões estáveis até 18 mil quilômetros. É preciso lembrar que nesse último segmento que está a maioria dos modelos empregados no motofrete. Isso significa que os motoboys atingirão essa quilometragem (18 mil km) em 60 dias trabalhados, pois rodam 300 quilômetros por dia em média.

Outras mudanças já divulgadas anteriormente estarão nos procedimentos de ensaio de homologação. Esses processos ficarão mais rigorosos para a determinação dos gases de escapamento, seguindo os mesmos moldes da regulamentação da Comunidade Europeia.

O controle de produção terá mudanças também. Segundo a Abraciclo, os fabricantes deverão apresentar semestralmente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) um relatório com o resultado dos ensaios de emissões.

Esses testes deverão ser feitos em laboratórios acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) ou aceitos pelo Ibama, seja no Brasil, seja no exterior.