A Proteste testou os seguintes bebês-conforto para crianças de até 13 Kg: Bebe Confort Streety Fix; Britax Roemer Baby Safe Plus; Britax Roemer Baby Safe Plus com base; Burigotto Touring; Chicco Keyfit; Galzerano Piccolina, Maxi Cosi Citi SPS; Peg Perego Primo Viaggio tri-fix.
As cadeirinhas para crianças de 9 até 36 Kg avaliadas foram: Britax Roemer Duo Plus; Britax Roemer Duo Plus TT; Burigotto Múltipla; Chicco Neptune; Cosco High Back Commuter XP; Gracco Nautilus; Infanti Star; Peg Perego Viaggio 1 Duo Fix.
De todos os modelos analisados, nenhum obteve a classificação máxima de cinco estrelas designada pelo Global NCAP. No teste de impacto lateral, feito a uma velocidade de 28 km/h, o resultado foi, em sua maioria, ruim ou no máximo aceitável. E um dos produtos, Cosco High Back Comutter, teve sua avaliação limitada a uma estrela por conta do impacto direto da cabeça do boneco contra a lateral do veículo.
Entre as cadeirinhas de 9 a 36 kg, nenhuma obteve resultado de impacto lateral considerado bom, sendo no máximo aceitáveis. Para os testes de impacto frontal, apenas Chicco Neptune e Infanti Star foram bons e o restante, aceitáveis.
Entre as cadeirinhas de 9 a 18 kg, destacou-se o resultado da Britax Roemer Duo Pluss TT (com isofix), que teve resultado superior à sua versão sem o sistema. Apesar desta cadeirinha não estar presente no mercado brasileiro, o modelo foi incluído para demonstrar a eficiência do isofix. A Proteste se mobiliza, desde 2011, para que este sistema de fixação que facilita o encaixe da cadeirinha esteja disponível no Brasil, propiciando uma opção veicular mais segura. A associação também quer assegurar que todos os cintos de segurança sejam compatíveis com os dispositivos de retenção infantil.
Com base nos resultados deste teste, a Proteste enviará ao Inmetro o pedido de inclusão de testes de impactos laterais para que os produtos vendidos no Brasil sejam mais seguros.
Mais informações sobre cadeirinhas aqui.