logo

none

Prova náutica utiliza energia solar no Brasil

O Vento Sul, de uma equipe de estudantes de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, venceu o prólogo do Rali Naval, iniciado dia 18 de outubro na costa de Parati, RJ. A competição termina dia 25 de outubro, com sete etapas e distância total de 240 quilômetros.
Author image

cria

20 out 2009

1 minutos de leitura

P_noticia_4855.gif

Organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o rali é uma réplica da Frisian Solar Challenge, realizada a cada dois anos na Holanda, e será seletivo para o Campeonato Mundial, que será disputado no ano que vem nesse país europeu. A prova conta vinte barcos dos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia e uma equipe da Holanda.

O barco Vento Sul é um catamarã formado por dois cascos de fibra de vidro, unidos por estrutura tubular de alumínio, com travessas de fibra de carbono. Sobre essa estrutura foi instalado o conjunto de módulos fotovoltaicos, responsáveis por captar a energia solar e transformá-la em eletricidade.

A equipe é patrocinada pela Johnson Controls, que se dedica a pesquisas para o desenvolvimento de fontes alternativas de energia e que no próximo ano passará a produzir baterias de íons de lítio em Holland, Estado de Michigan, EUA. A empresa também patrocina o barco do Projeto Rumo Náutico/Projeto Grael.