Segundo a Subaru, a nova plataforma representa o maior salto de desempenho da história da companhia. A novidade promete melhorar a estabilidade, com mais rigidez na estrutura e chassi. Além disso, estão previstos aprimoramentos no sistema de suspensão, com centro de gravidade mais baixo. As mudanças pretendem garantir respostas precisas ao motorista.
A fabricante indica que a segurança dos carros será reforçada com o uso de aços de alta resistência que garantem melhoria de 40% na absorção de impacto em caso de colisão. Com o uso da plataforma em toda a gama de veículos, a Subaru prevê ganho de eficiência, ampliando a escala de produção dos componentes. O conceito também deve elevar a integração entre as fábricas do Japão e dos Estados Unidos, com flexibilidade para a montagem de diversos modelos na mesma linha de produção.
A nova plataforma faz parte do Proeminence 2020, plano estratégico de médio prazo anunciado em 2014 pela montadora, que inclui ainda tecnologias como o motor Boxer, de cilindros horizontalmente opostos, e o sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (AWD).