Em entrevista exclusiva a Automotive Business no fim de abril, Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, apontou que a globalização tecnológica dos produtos feitos na região é o principal desafio nos próximos anos (leia aqui). “O que posso dizer em termos de lançamentos é que a globalização está muito próxima”, avisou, quando questionado sobre a possibilidade de a companhia a fabricar a nova geração do Santana, por enquanto feito apenas na China.
O executivo deixa claro que o objetivo é que os carros vendidos nacionalmente compartilhem componentes e conteúdo tecnológico com os modelos globais, mas também atendam às necessidades do mercado local, mantendo-se em uma determinada faixa de preço. “O segredo é aproveitar ao máximo as plataformas existentes para elevar a produção e diminuir o custo. Sobre essas plataformas fazemos os ajustes para atender o cliente de cada mercado, mas mantemos estruturas globais”, explicou.
FOX COM MOTOR DO UP!
Os primeiros passos dessa estratégia parecem já ter sido dados, com a atualização do design dos carros da marca vendidos no Brasil, que se alinharam ao visual dos modelos mundiais. A maioria dos produtos fabricados na subsidiária nacional também já incorporou a nova arquitetura eletrônica global da companhia.
A próxima investida para alinhar os carros nacionais aos produzidos em outros países será incluir na linha Fox o motor do Up!, que começa a ser produzido em São Carlos (SP). Em breve, será lançado no Fox BlueMotion, antes mesmo do Up!, o novo propulsor EA 211 1.0, de três cilindros com aproximadamente 80 cavalos, feito em bloco e cabeçote de alumínio.
