logo

PSA começa a produzir Peugeot 208 na Argentina com mais fornecedores locais

Os primeiros Peugeot 208 produzidos em El Palomar, na Argentina
Author image

Redação AB

31 jul 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O Grupo PSA deu início na sexta-feira, 31, à produção em série do novo Peugeot 208 na fábrica de El Palomar, na Argentina, que nos últimos quatro anos recebeu investimentos de US$ 320 milhões e passou por profundas transformações industriais para ser a primeira a produzir um modelo sobre a moderna plataforma modular CMP, que poderá dar origem a outros modelos compactos e médios, incluindo SUVs. A planta também conta com novos fornecedores locais, alguns deles realizando atividades dentro da unidade, que garantiram 40% de conteúdo argentino ao novo 208, segundo informa a empresa.

O conteúdo local Mercosul do Peugeot 208 produzido na Argentina ainda não foi divulgado, mas deve passar de 60%, pois o modelo também receberá componentes de fornecedores brasileiros, incluindo a própria PSA em Porto Real (RJ), onde é fabricado o motor 1.6 de 118 cv que será usado no novo carro. A PSA também não informou quantos nem quais fornecedores foram incorporados à fábrica de El Palomar, pois segundo a empresa esse processo ainda está em construção. Processo de solda de carrocerias do novo Peugeot 208 em El Palomar: mais robotização

Com quase 60 anos de história, que remonta à época em que os modelos Peugeot e Fiat foram produzidos sob licença na mesma planta por fabricantes locais (um interessante presságio da atual fusão entre os grupos PSA e FCA), até a operação ser comprada pela PSA em 2000, a fábrica de El Palomar passou por muitas modernizações para produzir veículos sobre a plataforma CMP. Ás áreas de estamparia, solda de carrocerias e pintura foram completamente remodeladas e receberam dezenas de novos robôs.
Na linha de montagem final foram adotados processos de entrega de componentes just in time, que reduz necessidade de estoques na planta, e full kitting, um carrinho automatizado que é carregado com todas as peças e acompanha o carro na diversas etapas de montagem.

“Investimos em Palomar para transformar a planta para o futuro. Este lançamento marca uma nova fase para o Groupe PSA na América Latina”, afirmou Patrice Lucas, presidente da empresa na América Latina.

Também houve investimentos relevantes em engenharia para desenvolver o novo Peeugeot 208 para a região. O grupo informa que cerca de 600 funcionários da América Latina e da Europa trabalharam conjuntamente nos últimos anos, somando 620 mil horas de trabalho dedicadas ao projeto e 1,5 milhão de quilômetros rodados de testes em vários países, incluindo Argentina, Brasil, Alemanha, Áustria, Espanha, França e Suécia. As equipes de produção passaram por mais de 8 mil horas de treinamento.
O novo Peugeot 208 deverá ser lançado ainda no terceiro trimestre no mercado brasileiro, provavelmente em setembro próximo, e a plataforma CMP também será introduzida na fábrica brasileira de Porto Real (RJ), onde possivelmente servirá de base para o novo 2008 e outros modelos.