
O Grupo PSA anuncia o início da produção dos utilitários Peugeot Expert e Citroën Jumpy na Rússia a partir do primeiro trimestre de 2018 na fábrica de PCMA Rus, em Kaluga, como parte do plano estratégico Push to Pass em retomar suas operações locais. Segundo a montadora, o índice de conteúdo local dos dois modelos deve chegar a 50%, graças à ampliação de parcerias com fornecedores que operam naquele país.
Os dois utilitários ampliam o portfólio de veículos produzidos pela empresa para o mercado russo. Em Kaluga, a PSA já produz o Citroën C4 e o novo Peugeot 408, que têm 35% de conteúdo local e que estão entre os modelos mais vendidos do país: respondem por 40% das vendas do grupo no país.
Pelos planos da PSA, a decisão em produzir na Rússia ajudará a sustentar a estratégia do grupo de triplicar os volumes de vendas de veículos utilitários leves fora da Europa e de dobrar os seus resultados mundiais até 2021.
“Agora é essencial reforçar as gamas das marcas Peugeot e Citroën a fim de iniciar nossa recuperação no mercado russo. Portanto, trata-se de uma primeira etapa. Nossa ofensiva comercial na região consistirá também em atender, nos próximos meses, às necessidades das pequenas e médias empresas que se desenvolvem no mesmo ritmo que a recuperação da economia, com os veículos utilitários médios Citroën Space Tourer e Peugeot Traveller, assim como com suas versões de veículos particulares”, afirmou em nota o diretor-geral para Rússia e Eurásia, vice-presidente executivo do Grupo PSA e presidente da PCMA Rus, Christophe Bergerand.
A Citroën Jumpy e a Peugeot Expert também são montadas no Uruguai, onde a PSA mantém parceria com a Nordex. De lá, os modelos seguem para abastecer mercados da América Latina, inclusive o Brasil (leia aqui).