logo

fábrica de motores

PSA montará 244 mil motores este ano

Redação AB, com informações da PSA
Author image

cria

15 abr 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_10024.gif

Na quinta-feira, 14, a PSA Peugeot Citroën atingiu a marca de 1 milhão de motores produzidos no Brasil, em sua fábrica de motores de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. O marco foi um motor brasileiro de 1,4 litro com bloco e cabeçote de alumínio, que saiu da linha de produção nove anos depois do Grupo PSA ter inaugurado a unidade de motores.

Integrante do Centro de Produção de Porto Real, que completa dez anos, a Fábrica de Motores tem a capacidade de produção ampliada de 220 mil para 280 mil unidades, incluindo propulsores 1.4, de 8 válvulas, e 1.6, de 16 válvulas, flexfuel e a gasolina. A planta recebeu novos equipamentos, elevou de 55 para 59 o número de postos de trabalho e promete investir em melhoria contínua dos processos de fabricação, qualidade e segurança. O ritmo de produção de motores está passando de 833 unidades/dia para 1.037 motores/dia.

Considerada estratégica para a consolidação da PSA Peugeot Citroën no mercado local nos últimos anos, a Fábrica de Motores de Porto Real também é peça fundamental para os planos de crescimento na América Latina. Atualmente, os motores brasileiros equipam diferentes versões de veículos das marcas Citroën e Peugeot produzidos em Porto Real e também em Palomar, na Argentina. Do total de unidades produzidas até hoje, 39% foram exportadas.

Linhas aceleradas

Tarcísio Telles, diretor industrial para a América Latina, que comanda as unidades de Porto Real e de Palomares, na região metropolitana de Buenos Aires, incluindo motores, disse a Automotive Business que até recentemente a unidade no Rio de Janeiro ganhava fôlego com otimizações e pequenos recursos. De 22 veículos por hora em 2001, passou a montar 25 vph em 2005 e agora está no patamar 29 vph, velocidade insuficiente para atender a demanda prevista. O novo aporte elevará a produção nacional para 40 vph eliminando os gargalos na pintura dos carros, equiparando em performance a unidade no país vizinho.

Somadas, as duas unidades do Mercosul poderão montar 300 mil automóveis e comerciais leves por ano, quase em partes iguais. A Argentina produz o 207, a família C4 e o novo 408. O Brasil faz o 207, C3 e Picasso — são oito modelos e dois motores, exportados para vinte países.

A fábrica de Porto Real tem ao redor a Benteler, Faurecia, Magneto, Plascar, Plásticos Omnium, e Peguform, que chegaram na primeira fase do Tecnopolo de Fornecedores. O programa para a segunda fase terá o apoio do governo do Rio de Janeiro.

“A fábrica de motores foi projetada inicialmente para produzir 50 mil motores por ano”, disse Tarcísio Telles, assegurando que desenvolve um trabalho de formação de pessoal e uso das melhores práticas de processos e produção do Sistema de Excelência PSA (PSA Excellence System) que a tornaram uma referência operacional dentro do Grupo PSA em todo o mundo.

Em 2010 a Fábrica de Motores produziu cerca de 200 mil unidades, um recorde. Para 2011, a previsão da PSA Peugeot Citroën é montar 244 mil motores brasileiros. A unidade possui 400 trabalhadores.

Foto: trabalhadores na fábrica de motores da PSA em Porto Real, RJ