logo

citroen

PSA Peugeot Citroën apresenta o conceito VéLV

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

26 set 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_11762.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A PSA Peugeot Citroën apresentou o conceito VéLV (foto), sigla para Veículo Elétrico Leve. O projeto, focado na mobilidade urbana, foi desenvolvido pelo Grupo PSA em colaboração com um consórcio de empresas francesas e um laboratório de pesquisa. O protótipo foi apresentado em Paris, França, na segunda-feira, 26, durante o Fórum da Ademe, a agência ambiental francesa.

O VéLV é um triciclo elétrico capaz de levar até três pessoas, com potência de 20 kW e peso de 650 kg e diâmetro de esterçamento de apenas 7,20 m. A autonomia das baterias é de 100 km e a velocidade máxima chega a 110 km/h. O veículo indica, em tempo real, seu perímetro de ação e identifica os postos de recarga acessíveis com a energia disponível.

O objetivo do projeto, segundo a PSA, é limitar a quantidade de energia embarcada, propondo um veículo que proporciona prazer de dirigir com agilidade, graças ao motor elétrico e seu torque máximo imediatamente disponível, associado ao peso bastante reduzido. De acordo com cálculos dos engenheiros da fabricante francesa, o baixo consumo de 85 Wh/km do VéLV tem impacto ambiental equivalente ao deslocamento de uma pessoa viajando de trem.

O público alvo imaginado para o VéLV, diz a PSA, são empresas interessadas em diminuir o impacto ambiental de suas frotas, locadoras de veículos, pessoas que pretendem comprar um segundo carro e a inúmeros clientes particulares que desejam melhorar sua mobilidade na cidade.

Dentro do consórcio de empresas que desenvolveram o VéLV, a PSA Peugeot Citroën projetou a arquitetura do veículo; Leroy Somer, GKN e Valeo desenvolveram o sistema de tração elétrica completa de 20kW; a Valeo também criou o sistema de aquecimento projetado para pequenos veículos elétricos; a Johnson Controls Saft concebeu um conjunto de células Li-Ion com controle eletrônico que se integram ao veículo para fornecer os 8,5 kWh úteis e garantir os 100 km de autonomia; a Leoni dimensionou o feixe de sinal e de potência; a Michelin contribuiu com seu sistema de rodas motoras; e o IMS/LAPS, de Bordeaux, foi palco dos testes e simulações para compreender e aperfeiçoar o comportamento dinâmico do veículo de tamanho muito reduzido.