
Na categoria Excelência Industrial foi premiado o desempenho administrativo e industrial de duas empresas: no Brasil a escolhida foi a Mahle, fornecedora de pistões e bronzinas para os motores da PSA fabricados no Mersocul; e na Argentina a Ferrosider, que fabrica partes estampadas e soldadas para carrocerias. Ambas foram indicadas porque não apresentaram problemas de qualidade e nem de garantia. Apesar da complicada crise econômica pela qual passa a Argentina no momento, o fornecedor do país vizinho promete continuar investindo para aumentar em 50% sua capacidade de produção, para se preparar para a volta os bons tempos.
Para premiar pela Qualidade, a PSA levou em conta o desempenho no desenvolvimento de produtos, fornecimento e satisfação do cliente. Dois fornecedores instalados no Brasil foram premiados na categoria por apresentarem índices de defeitos abaixo das metas especificadas pela PSA. A Treves, fornecedora de revestimentos e isolantes acústicos e térmicos, apresentou menos de 3 ppm (defeitos por milhão de partes); e a Leoni obteve zero ppm nos cabos e chicotes elétricos que fornece.
Por Inovação Técnica foi premiada a Michelin, pelo desenvolvimento e fornecimento no Mercosul dos chamados pneus verdes, que têm baixa resistência ao rolamento e por isso podem ajudar a reduzir o consumo de combustível e índice que pode chegar a 5%. “É um elemento estratégico para atingirmos os objetivos de eficiência energética do Inovar-Auto”, destacou François Sigot, diretor de pesquisa e desenvolvimento da PSA América Latina. “Queremos fazer aqui inovações fundamentais, mas isso leva tempo e nem todas as tentativas dão resultado. Precisamos também fazer as inovações incrementais; são coisas que já existem e vamos adotar para aumentar o valor dos nossos produtos para o cliente. Por isso precisamos muito dos fornecedores para isso”, acrescentou.
Na categoria Logística foi avaliada a capacidade de entrega a tempo das quantidades programadas e alta velocidade de reação aos pedidos, evitando veículos perdidos ou incompletos. “Estamos numa zona em que o custo logístico muitas vezes supera o valor de uma fábrica inteira”, destacou Karin Touhani, diretor de supply chain da PSA América Latina. Uma das empresas premiadas, a argentina Indústrias Pedro Bucciero, conseguiu em 2013 atender 100% das entregas de peças estampadas que fornece para a fábrica de El Palomar. “É uma empresa local e familiar que tem um índice de entrega melhor do que nossos fornecedores globais”, disse Touhani. A outra premiada pela logística foi a Pioneer, que da distante Manaus (AM) deu conta de atender no tempo desejado 99,7% dos pedidos de sistemas de som para os carros Peugeot e Citroën.
Também foram premiadas as empresas que tiveram o melhor desempenho em Serviços e Peças de Reposição, medido pelo nível de excelência na taxa de serviço, com absoluto respeito nas entregas. As escolhidas para receber o prêmio desta categoria foram no Brasil a Johnson Controls (baterias) e na Argentina a Total (fluidos e lubrificantes). Ambas atenderam a 100% dos pedidos. “Queremos reduzir nossos estoques em 15% a 20% nos próximos anos e a única maneiras de fazer isso sem comprometer o atendimento aos clientes é aumentando a velocidade das entregas”, disse Michel Bernadet, diretor de distribuição de peças da PSA. “Hoje temos uma taxa média de 95% da demanda atendida. O giro é de 9 mil toneladas e peças de reposição por ano”, acrescentou.
A Faticad, da Argentina, foi premiada na categoria Equipamentos Industriais pelo fornecimento da robotização de linhas de produção da fábrica da PSA em Porto Real, no Brasil.
Por fim, o Prêmio Especial do Júri foi concedido ao fornecedor da principal matéria-prima para produzir carros, o aço. A Usiminas foi premiada “pela contribuição e acompanhamento à política da PSA na América Latina”, segundo Carlos Gomes, presidente da empresa na região.

Veja abaixo todos os fornecedores premiados no Supplier Awards Latin America 2014 da PSA Peugeot Citroën:
EXCELÊNCIA INDUSTRIAL
• Ferrosider (Argentina)
• Mahle (Brasil)
QUALIDADE
• Leoni (Brasil)
• Treves (Brasil)
INOVAÇÃO TÉCNICA
• Michelin (Brasil e Argentina)
LOGÍSTICA
• Indústrias Pedro Bucciero (Argentina)
•Pioneer (Brasil)
EQUIPAMENTO INDUSTRIAL
• Fadicad (Argentina)
SERVIÇO DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO
• Johnson Controls (Brasil)
• Total (Argentina)
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
•Usiminas (Brasil)
Assista abaixo a entrevista exclusiva com German Mairano, diretor de compras da PSA Peugeot Citroën Amédira Latina: