logo

carro autonomo

PSA Peugeot Citroën trabalha em pesquisas sobre carro autônomo

A PSA Peugeot Citroën divulgou os resultados do OpenLab Design, que reúne três anos de pesquisas sobre o carro autônomo. O estudo foi feito em parceria com grandes instituições francesas: a Strate Escola de Design, Escola de Design de Nantes e o Master de Design Sonoro TALM Le Mans. O levantamento apontou que por volta de 2025 os veículos rodarão sem grande interferência do motorista e serão bem mais conectados.
Author image

Redação AB

17 dez 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_21121.gif

A pesquisa indica que a comunicação entre o homem e a máquina acontecerá a bordo do automóvel ou até mesmo de forma remota. A circulação nas estradas será feita em comboios para reduzir o consumo de combustível e ainda compartilhar informações sobre o tráfego. Dessa forma, uma nova gama de possibilidades se abrirá para os motoristas que, sem a necessidade de dedicar atenção total à estrada, poderão aproveitar o tempo no veículo para outras atividades.

O OpenLab Design foi criado em 2012 pela PSA Peugeot Citroën, reunindo engenheiros do grupo e estudantes de design. O objetivo é integrar os conceitos de design já no início do desenvolvimento de interfaces homem-máquina para esta nova etapa da mobilidade, que contará com o carro autônomo.

Ao longo de 2014 as atividades do programa tiveram três focos principais. O primeiro é chamado de Robjets e trabalha com o conceito de robôs-objetos comunicantes. A ideia é desenvolver sistemas cada vez mais refinados capazes de facilitar a tarefa do condutor, garantindo que ele chegue a um compromisso no horário mesmo sem conhecer o caminho.

Outra frente de trabalho foi o Avacar, que busca entender como tornar mais natural a comunicação entre homens e veículos, tanto no carro como fora dele. O terceiro projeto de 2014 foi o de robôs sociais. A ideia é aumentar o diálogo e o compartilhamento de informações entre um automóvel e o outro.