
A PSA Peugeot Citroën vai anunciar dia 13 de dezembro, na fábrica de Porto Real, RJ, uma novidade importante no segmento de powertrain. A empresa fará o lançamento do sistema de partida a frio Flex Start, desenvolvido em parceria com a Bosch. A empresa é a primeira, em nível global, a aderir à inovação, para introdução em larga escala. A Volkswagen já apresenta sistema similar, também da Bosch, utilizado no Polo, com volume limitado.
A PSA Peugeot Citroën anunciará a novidade no momento em que eleva a capacidade da planta de Porto Real, RJ (foto), em 60 mil motores, pulando para 280 mil propulsores/ ano dos modelos 1.4, de 8 válvulas, e 1.6, 16V, flexível e a gasolina. A empresa já recebeu novos equipamentos e melhorias nos processos de manufatura para alcançar a montagem de 1.037 motores/ dia.
A francesa tem planos para crescer na região, aplicando R$ 3,7 bilhões até 2015 no Brasil para dobrar a capacidade da fábrica de Porto Real, alcançando 300 mil veículos e 400 mil motores por ano. O projeto de um novo motor de 1,2 litro, com bloco de alumínio e três cilindros, com opção para injeção direta e turboalimentação, está em andamento para estender a oferta de propulsores na expansão da linha de veículos brasileiros e também os argentinos, montados na unidade de Palomar.
Do total de unidades produzidas até agora em Porto Real, 39% foram exportados.