
Diversas concessionárias de veículos na China registram prejuízos de quase US$ 20 bilhões por causa da queda nas vendas no país. A informação foi revelada pela Associação das Concessionárias de Automóveis da China.
A própria entidade convocou o governo do paíspara monitorar a situação atentamente e pediu por mais apoio financeiro.
VEJA MAIS:– Veículos eletrificados fazem importações da China aumentarem 400%– China quer estimular venda de veículos novos reduzindo valor de entrada
Apesar de as vendas de carros eletrificados estarem em alta na China, o mesmo não ocorre com o volume de emplacamentos de automóveis de passeio no varejo.
A expectativa é que o número tenha crescimento de apenas 4% em setembro, frente ao mesmo mês de 2023.
Subsídios do governo causam crise nas concessionárias
Parte desse fenômeno é atribuído ao próprio governo, que fornece subsídios para incentivar os motoristas a trocarem seus carros a combustão por veículos híbridos e elétricos. Entretanto, a guerra de preços promovida pelas montadoras atrapalha a vida das concessionárias.
Participe do #ABX24 e descubra as novas tendências do ecossistema automotivo
A BYD, que assumiu a liderança geral do mercado chinês em 2023, é quem mais puxa os preços dos carros para baixo desde o começo do ano passado.
A associação das concessionárias chinesas afirma que a concorrência feroz no setor é responsável direta pelos prejuízos das revendas, uma vez que, com estoques altos, elas se veem obrigadas a dar descontos generosos para desovar os carros.
