logo

none

Queima de estoque anima concessionárias

Promoções, bônus e descontos estão movimentando as concessionárias neste início de ano. A estratégia é acabar com o estoque dos modelos 09/10 e estimular o comércio em janeiro, após forte venda registrada no mês anterior. De acordo com as concessionárias procuradas por Automotive Business, o saldão precede o aumento dos modelos 10/10, de cerca de 1%, que está sendo repassado pelas montadoras.
Author image

Redação AB

12 jan 2010

2 minutos de leitura

P_noticia_5648.gif

Armando Abbondanza, gerente comercial da Itavema, que negocia modelos da marca Fiat, lembra que a segunda quinzena registra historicamente uma maior procura nas concessionárias. A expectativa, explica, é que os estoques dos modelos antigos durem até o fim do mês.

“O modelo anterior está com bônus da montadora”, disse Abbondanza. A margem entre o modelo novo e o 09/10 pode ser de até 5%, segundo dados da concessionária.

Por outro lado, o aumento do preço do carro poderá ser praticamente zerado na negociação com o cliente, afirmou o gerente comercial da unidade da Itavema no ABC, Jean Giraldi. “No momento estamos vendendo os carros modelos de 2009. A fábrica entrou com bônus de até R$ 1 mil”, disse.

Insumos

Para o gente de vendas da concessionária Santa Luzia, que vende modelos da Volkswagen, Mário Lopes, o aumento de 1,2% que chegou junto com os novos modelos ocorreu por conta do aumento dos preços das matérias-primas. “Porém com os estoques dezembro estamos passando a vantagem para o cliente”, afirmou Lopes.

Publicidade

As montadoras também estão se agitando para acabar com os estoques dos modelos mais antigos. A GM, por exemplo, já colocou sua nova campanha no ar, que anuncia vendas em mais prestações e financiamentos diferenciados.

A iniciativa ocorre ao mesmo tempo em que os veículos a gasolina perdem o desconto que estava sendo promovido com a redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. Desde o primeiro dia de 2010 os carros com motor 1.0 a gasolina voltaram a pagar 7% de IPI.

Estatísticas da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores apontam que do total de veículos licenciados no ano passado 7,4% tinham motores a gasolina e 4,5% a diesel. Mais de 88,2% eram flex fuel, que terão IPI reduzido até o fim de março.