logo

Quem ganhou e quem perdeu mercado no primeiro semestre de 2024

No Radar Podcast, equipe da AB analisa como foi o desempenho das marcas de veículos no acumulado do ano
Author image

Redação AB

16 jul 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

  Patrocínio

Com o fim de junho também se encerrou o primeiro semestre, e o mercado de veículos zero quilômetro registrou alta de 15% na comparação com o mesmo período de 2023.

A notícia é boa para o setor como um todo. E mostra, de alguma forma, que há atividade em um mercado que tenta reviver os dias de glória de um passado não tão distante assim.


OUÇA MAIS:– Stellantis busca espaço para exportar motores de combustão

– Honda investe para brigar nos SUVs de entrada no Brasil


Por outro lado, fim de semestre nem sempre é sinônimo de boas notícias para todos: a frieza dos números do balanço sempre indica que no mundo das vendas, uns ganham espaço, enquanto outros perdem terreno.

Jeep e Fiat, a dupla dinâmica da Stellantis, viram sua fatia de mercado diminuir no primeiro semestre, muito em função dos efeitos de uma oferta que precisa se renovar, como disse Fernando Miragaya, nesta edição do Radar Podcast que avalia o comportamento do mercado automotivo nos seis meses iniciais do ano.

A General Motors, que vende veículos Chevrolet no país, foi a montadora que mais perdeu espaço no mercado nacional no período: 2,8 pontos porcentuais, também pela mesma razão. A esperança da montadora, disse Giovanna Riato no podcast, poderá ser a chegada de novos modelos na esteira do atual ciclo de investimento da empresa.

Em contrapartida, quem ganhou mercado no primeiro esmestre tem motivos de sobra para comemorar. Como é o caso da Volkswagen e de outras marcas.

Como ouvir o Radar Podcast?

O Radar Podcast está disponível aqui no site da Automotive Business e no seu agregador de podcasts preferido, como Spotify e Deezer – basta procurar o canal AB Cast. No YouTube, você também encontra o Radar em vídeo.