logo

Mercado

Quem ganhou e quem perdeu na produção

Apesar da queda de 1,5% nas vendas de automóveis e comerciais leves no ano passado, a produção cresceu 7,6%, de 3,25 milhões de unidades em 2012 para 3,5 milhões, conforme dados da Anfavea, a associação que reúne os fabricantes de veículos no País. A principal razão foi o aumento na exportação, principalmente para a Argentina.
Author image

Redação AB

06 fev 2014

2 minutos de leitura

Produção

A Volkswagen e a Fiat permaneceram em 2013 como maiores produtoras de automóveis e comerciais leves, porém ambas produziram menos do que em 2012.

General Motors, Ford e Renault mantiveram a terceira, quarta e quinta posição, respectivamente, mas ao contrário das primeiras colocadas, as três tiveram aumento na produção de veículos leves em 2013. A Renault conseguiu crescer apesar de nada produzir em janeiro 2013, por causa das obras de expansão da fábrica no Paraná.

Variação

O grande destaque foi a Hyundai (HMB) com a produção em sua nova fábrica em Piracicaba (SP), inaugurada em 2012 e que em 2013 teve aumento de capacidade ao implantar um terceiro turno em setembro.

A Toyota cresceu por conta da nova fábrica de Sorocaba (SP), onde produz o Etios.

A PSA Peugeot Citroën expandiu 45% sua produção, enquanto suas vendas no ano passado no Brasil caíram 15,7%. A explicação está na exportação do C3 e 208 para a Argentina. As vendas da Peugeot cresceram 21% e as da Citroën 35% no país vizinho em 2013.

A Hyundai-Caoa cresceu com a localização do ix35, a partir de agosto do ano passado.

A Ford avançou com o bom desempenho nas vendas do New Fiesta Hatch, que começou a ser produzido em março passado em São Bernardo do Campo (SP).

Portanto, boa parte das montadoras expandiu a produção em um ano no qual a economia em geral “patinou”.