“Estamos observando uma melhora, ainda que modesta, na carteira de pedidos”, afirmou o COO para autopeças das Empresas Randon, Sérgio Carvalho, durante a Automec, feira de autopeças que acontece até de 25 a 29 deste mês no pavilhão São Paulo Expo.
A divisão de autopeças formada pelas marcas Fras-le, Master, Jost, Suspensys e Controil apostam em um segundo semestre mais aquecido, embora o primeiro trimestre tenha apresentado uma leve queda em termos de faturamento, o que segundo o executivo já era esperado pelo grupo. “Estamos cautelosamente otimistas. Acredito que este ano será um pouco melhor do que 2016”, diz Carvalho.
Para o diretor comercial de reposição e marketing das autopeças Randon, Paulo Gomes, alguns fatores da conjuntura econômica atual começam a fortalecer o setor, caso da queda dos juros (Selic), o que pode estimular o crédito novamente. “É uma reação muito tímida ainda, mas o otimismo voltou. Estamos preparados, a base está pronta, só falta o crescimento”, afirma.
Segundo Gomes, a divisão de autopeças responde por 50% por negócios do grupo e apesar do menor valor agregado se comparado aos da divisão de implementos e veículos especiais, o bom momento do setor, principalmente impulsionado pelo mercado de reposição, compensa parte das perdas da empresa no geral. No total, o aftermarket é responsável por quase 30% das vendas de peças, sendo que este índice atinge os 85% no caso da Fras-le.
“A Fras-le tem um bom desempenho porque metade vai para exportação, além disso, nossa capilaridade, seja dentro ou fora do País, e o mix de produtos atendem de forma adequada ao nosso cliente”, explica.
A fabricante de produtos de fricção para comerciais pesados e vagões mantém fábricas no Brasil, Estados Unidos (Alabama) e na China. A estratégia atual da Fras-le agora está focada em ampliar a distribuição e parcerias na América do Sul, visando os mercados com maior expansão, caso da Argentina e Chile.