
A Randoncorp inaugurou na primeira semana de outubro uma usina fotovoltaica instalada em Farroupilha (RS) que irá fornecer energia elétrica para suas fábricas instaladas no estado. O empreendimento demandou aporte de R$ 7,2 milhões.
Segundo a empresa, a estrutura é composta por cerca de 2,4 mil painéis solares e tem capacidade de gerar 1,3 MWp (megawatt-pico), volume suficiente para suprir a demanda de energia atual e futura da companhia.
VEJA MAIS:– Receita líquida da Randoncorp avança no primeiro semestre– A fábrica da Toyota mais limpa do mundo está no Brasil
“A usina também deve fornecer a carga necessária para o desenvolvimento de projetos voltados à mobilidade elétrica, possibilitando que todos os veículos desenvolvidos e testados no Centro Tecnológico Randon utilizem energia limpa”, disse César Augusto Ferreira, superintendente de tecnologia avançada.
A empresa informou, ainda, que 30% da energia gerada pela usina será utilizada na área de expedição da Randoncorp, localizada no complexo industrial do grupo no bairro Interlagos, em Caxias do Sul (RS).
Ao todo, a companhia projeta investimento de cerca de R$ 100 milhões, até 2030, em iniciativas de energia renovável, em alinhamento ao compromisso ESG de reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa gerados no processo de produção.
Afora a Randon, existem outras empresas instaladas no Brasil que utilizam energias renováveis na produção, como é o caso da Volkswagen, BMW, Renault e Honda.