
88 empresas de mobilidade com contratos validados com outras corporações foram inscritas no ranking deste ano, um aumento de 151% em relação ao ano passado. No total, foram mais de 18 mil startups inscritas, sendo 2.414 com contratos validados.
A pontuação para o ranking é feita de acordo com uma tabela de pontuação com 16 itens divididos em quatro grupos. No primeiro grupo estão realizações que rendem só um ponto, como “espaços de coworking” e “reconhecimentos e premiações”. No último grupo estão realizações que valem dez pontos, como “investimento com participação acionária minoritária” e “aquisição e incorporação”.
Para estar no top 10 de mobilidade, as startups precisaram atingir pelo menos 61 pontos. Segundo a 100 Open Startups, os segmentos que mais se relacionaram com mobilidade foram Varejo, Comércio e Serviços de Distribuição (13,1%), Alimentos e Bebidas (8,5%) e Serviços financeiros (7,8%).
Confira o ranking:
1) Wiimove – São Paulo – Empresa que desenvolve softwares de gestão, controle e monitoramento de diversos tipos de modais de transporte.
2) Ezvolt – Rio de Janeiro – Fabricante de carregadores e eletropostos para carros elétricos.
3) Bynd – São Paulo – Empresa que desenvolveu software de carona corporativa.
4) Sensr.it – São Paulo – Plataforma de gestão e governança de TI.
5) Beezer – Juiz de Fora (MG) – Plataforma de gestão de fretamento corporativo.
6) Onboard – São Paulo – Criadora de hardware e software de bilhetagem digital para transporte público.
7) HandOver – São Paulo – Empresa desenvolvedora de guarda-volumes inteligente para entregas.
8) Milênio Bus – São Bernardo do Campo (SP) – Desenvolvedora de câmera que identifica a lotação do ônibus em tempo real.
9) PetParker – São Paulo – Criadora de casinhas inteligentes para transporte de cães.
10) TrackerUp – São Paulo – Criadora de software de monitoramento online de equipes externas.