logo

Raytec investe em fábrica perto da Renault e revoluciona setor de veículos customizados

Empresa anuncia unidade de R$ 20 milhões em São José dos Pinhais (PR) dedicada à transformação de veículos da montadora
Author image

Redação AB

10 jun 2025

4 minutos de leitura

raytec renault veículos
Raytec cravou a pedra fundamental da fábrica que deve ser inaugurada já em setembro

Uma fábrica em São José dos Pinhais (PR), fruto de R$ 20 milhões em investimentos, dedicada a customizar veículos para as mais diversas operações. Essa é a aposta da Raytec, empresa especializada em transformação automotiva, para atender com excelência a Renault. Tanto que o empreendimento fica ao lado do complexo industrial da montadora.

A empresa cravou a pedra fundamental da unidade nesta terça-feira, 10, com a meta de já iniciar as atividades em setembro deste ano. “Estar porta a porta com nosso cliente nos posiciona de forma única no mercado. Isso potencializa a nossa capacidade de inovação, eleva a eficiência operacional e nos permite entregar soluções mais ágeis e competitivas”, afirma Jonatas Matos, presidente do Grupo Raytec.

Raytec inova em modelo de negócio

O investimento para estar próxima da Renault marca uma mudança no modelo de negócio da Raytec e, na verdade, de todo o segmento de veículos customizados. “Até então, atendíamos aos nossos clientes a partir das unidades produtivas que já temos, mas isso impõe mais prazo quando falamos de grandes negócios”, conta Edson F. Oliveira, diretor comercial na Raytec e CEO na Zion Signal.

Segundo ele, o plano agora é instalar operações ao lado de grandes clientes, garantindo à montadora o melhor atendimento do setor. O formato é inédito entre os fornecedores do segmento de veículos transformados.

Até então, com 10 anos de mercado, a Raytec concentrava a produção em suas duas unidades industriais em Lauro de Freitas e uma em Vitória da Conquista (BA), além da fábrica Zion Signal, especializada em sinalização automotiva, e o CEPT – Centro de Engenharia, Pesquisa e Treinamento, ambas em Boituva, em São Paulo.

Com homologação internacional Renault PRO+, a nova fábrica vai atender ao mercado de varejo e de versões especiais, como minibus vip, modelos cargo, refrigerados e outros projetos customizados, desenvolvidos em colaboração direta entre as engenharias da Raytec e da Renault. 

O projeto também mira o mercado internacional, com aumento da agilidade de eventuais contratos de fornecimento de veículos customizados da Renault para outros países.

Raytec Renault fábrica

Ganhos logísticos, de custos e fiscais

No caso dessa nova unidade em São José dos Pinhais (PR), a integração física do Grupo Raytec com a Renault Brasil permite a eliminação de custos logísticos intermediários, mitigação de avarias, aceleração de prazos, além de grande eficiência operacional. Do outro lado, a montadora garante entregas mais rápidas, previsibilidade e preços mais atrativos aos clientes.

A operação conjunta garante estrutura fiscal otimizada, tornando o produto final mais competitivo nas negociações por causa da menor carga tributária. O investimento da Raytec é pautado pelo lema: “a proximidade que transforma” – um posicionamento que guia a estratégia da organização.

Raytec aposta na oferta para órgãos públicos

A produção dessa nova unidade da Raytec lidará também com a transformação de veículos para órgãos públicos. Com isso, a proximidade com a Renault também vai garantir excelência na entrega de modelos que atendem a população, como viaturas policiais, ambulâncias e unidades de atendimento de urgência – customizações já realizadas pela Raytec nas outras praças.

Nesse campo, outra novidade que a companhia traz na operação com a Renault é a oferta de veículos blindados de alta performance. A solução é fruto da parceria entre a companhia e o Grupo Protecta, reconhecida Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa. 

Com isso, a Raytec cumpre o próprio objetivo de oferecer o melhor em diferentes campos: parceria ágil com a montadora, soluções competitivas para clientes corporativos e as soluções mais seguras e eficientes para órgãos públicos e, portanto, para a sociedade.