logo

Balanço

Receita da Renault recua 8,6% no 1º trimestre

Agência Estado
Author image

Redação AB

25 abr 2012

1 minutos de leitura

A <stgrong>Renault informou na quarta-feira, 25, ter registrado queda de 8,6% na sua receita global no primeiro trimestre, para € 9,54 bilhões, devido ao forte recuo das vendas na Europa, especialmente na França (seu maior mercado mundial), onde os negócios recuaram 30% no período, em comparação com janeiro-março de 2011. No entanto, a empresa manteve suas projeções de resultado para 2012, com expectativa de fechar o ano com fluxo de caixa positivo. As despesas de capital (investimentos) e gastos em pesquisa e desenvolvimento devem ficar no patamar de 9% do faturamento.

A receita total da Renault entre janeiro e março ficou em linha com a estimativa média de quatro analistas pesquisados pela agência Dow Jones. O faturamento da divisão automotiva, por sua vez, caiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Como outras grandes montadoras europeias, a Renault luta para manter sua participação de mercado num momento de concorrência feroz no segmento de compactos. As vendas globais recuaram 7,9% no primeiro trimestre, para 638,5 mil unidades.

A empresa disse esperar que o mercado mundial cresça 4% este ano, enquanto as vendas na Europa devem cair entre 3% e 4%, uma previsão mais otimista do que a anterior, que era de contração de 5% ou mais. O mercado francês poderá encolher entre 7% e 8% este ano, segundo calcula a Renault.</stgrong>