
À frente de uma equipe multifuncional, especializada em supply chain, logística, B2B e ERP, ele procura convencer clientes e prospects da eficiência de seus programas de strategic sourcing para reduzir o custo total na aquisição de produtos e serviços, gerar economias e levar maior eficiência aos processos de compra e aplicação de produtos e serviços.
“Nosso foco são empresas de médio porte” – afirma Barros, que assegura ter obtido economia de 20% a 40% em projetos de racionalização na área de alimentação, transporte de funcionários, materiais de escritório e até abastecimento de água e compra de embalagens. “Temos um banco de dados com o histórico de negociações, mas o que vale mesmo é a experiência e o conhecimento das práticas do mercado, que permite revisar contratos com fornecedores” – explica.
Para convencer o cliente potencial sobre a eficiência de sua equipe, Barros propõe a remuneração de seus serviços com base nos resultados obtidos. No portifólio de clientes ele inclui Delphi, Procter & Gamble, Hayes & Lemmerz (Borlem), Tower Automotive e Transportadora Schio.
A metodologia da Avalons inclui, além da avaliação do mercado, a análise da complexidade da aquisição e a importância estratégica dentro do core da empresa, da competência dos fornecedores e características logísticas das operações.