logo

dieese

Redução de IPI gerou empregos na Grande São Paulo

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi positiva para a geração de empregos na região metropolitana de São Paulo, segundo pesquisa divulgada quarta-feira, 29, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Author image

Redação AB

30 ago 2012

1 minutos de leitura

G_noticia_14949.jpg

De acordo com o técnico da Seade, Alexandre Loloian, enquanto a indústria de transformação como um todo fechou 34 mil postos de trabalho na região em julho (veja
aqui), o setor metalomecânico criou 21 mil postos de trabalho no mesmo período. Esse segmento congrega os setores de metalurgia, material de transportes, eletroeletrônico, veículos, linha branca e móveis. “Estes são os setores que têm sido contemplados pelo governo com medidas de estímulo, inclusive a redução do IPI”, disse Loloian em entrevista à Agência Estado.

Ele considerou positiva a prorrogação do IPI menor para os itens de linha branca, móveis, painéis e luminárias, material de construção e automóveis. “Qualquer possibilidade de retomada ou sustentação econômica daqui para o fim do ano, em especial com vistas à geração de empregos, vai depender da indústria metalomecânica”, avalia o técnico da Fundação Seade.

A queda no nível de emprego da indústria como um todo em julho, de acordo com Loloian, tem a ver com um comportamento muito ruim da indústria da alimentação, confecção, vestuário e calçados. “Exatamente o oposto da indústria metalomecânica e dos segmentos de bens de consumo duráveis e de capital, que são os focos principais da política econômica desde o ano passado”, diz o técnico da Fundação Seade.