A divulgação completa do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), aguardada desde junho passado, será feita em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pelo ministro da Pasta, Fernando Pimentel, e os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia).
Além das já conhecidas medidas divulgadas em abril, para incentivar o aumento de compras de componentes nacionais e investimento em pesquisa, desenvolvimento e engenharia de produção, o decreto trará novos índices de nacionalização para veículos comerciais e metas de eficiência energética que, se atingidas, garantirão descontos extras de IPI.
A associação dos fabricantes de veículos, a Anfavea, atrasou o horário da entrevista coletiva do mês para comentar as medidas. Em função do anúncio do regime no MDIC, o presidente da entidade, Cledorvino Belini, viajou a Brasília para acompanhar a divulgação e deve retornar a São Paulo na tarde da quinta-feira para, a partir das 15 horas, receber a imprensa.