logo

carro elétrico

Renault amplia capacidade do centro de testes de motores elétricos

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

16 nov 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_12273.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

Como parte da estratégia para liderar as vendas de veículos sustentáveis até 2020, a Renault anuncia a expansão do polo de testes de motores elétricos, localizado na cidade de Lardy, na França. Com investimento de € 28 milhões, o centro ocupa agora uma área de 3.300 m², com mais de 100 bancos de experimentação.

Inaugurada em 2009, a unidade foi responsável pelos testes dos propulsores que equipam os carros da linha Z.E. (Zero Emissão) da marca. Os primeiros modelos a chegar ao mercado são as versões elétricas do Fluence e do Kangoo, apresentadas este mês na Europa (leia aqui). Até outubro do próximo ano estão previstos os lançamentos do subcompacto Twizy e do hatchback Zoe.

A Renault aponta que, em três anos de operação, os engenheiros do polo ganharam experiência em testes de tecnologias de propulsão elétrica. Com isso, o centro trabalha para continuar melhorando o desempenho e a durabilidade dos componentes dos veículos da nova família da marca. Em 2011, foram realizadas 170 mil horas de testes no polo.

Com o investimento, a unidade alcança um total de oito bancos de testes para os motores elétricos, capazes de ajustar eletrônica e potência dos propulsores, além de medir o desempenho. O centro dispõe ainda de seis bancos de experimentação de eletrônica e potência, para validar a resistência às mudanças repentinas de temperatura, 41 câmaras climáticas, que simulam o desgaste das baterias de íons de lítio (foto), além de 58 postos dedicados ao estudo de melhoria de desempenho e de uma segunda aplicação para as baterias.