
A plataforma de relacionamento via internet da Renault já existe em mais de 30 países, mas o Brasil é o primeiro a testar o formato com cara de rede social. “Desenvolvemos esse projeto como piloto específico para o País, porque os brasileiros estão acostumados com essa dinâmica de navegação na web”, conta a gerente. Segundo ela, para se cadastrar no My Renault o usuário insere as mesmas informações e gasta tempo parecido com o que faria para inscrever seu perfil no Facebook. Mas neste caso o clube virtual só aceita proprietários de um ou mais carros da marca, por meio da identificação do CPF registrado no banco de dados da montadora.
“O projeto tem origem na mudança de visão da montadora, que antes pensava mais em vender carros e nem tanto em fidelizar o cliente”, afirma Marcela Campos. “Essa plataforma é uma maneira de conhecer melhor esse cliente, oferecer a ele todas as informações que precisa sobre o produto e agregar vantagens.” Ela informa que foram enviados por e-mail 350 mil convites a potenciais participantes do My Renault. A projeção é de reunir 15 mil pessoas no site até o fim deste ano e chegar a 150 mil em 2014. “Claro que existe potencial para bem mais que isso olhando para quantos carros vendemos, mas é um número baseado na experiência nos países onde essa ferramenta já existe”, pondera a executiva.
VANTAGENS
Para atrair clientes ao My Renault, a montadora oferece uma série de vantagens, a começar por um bônus de R$ 500 que poderá ser usado na compra de um próximo Renault. Os cadastrados também ganham desconto de 10% na compra de acessórios para seus carros e, a partir da segunda revisão, têm abatimento de 5% no custo, que aumenta cinco pontos a cada manutenção programada, chegando a 20% na quinta revisão.
O participante do My Renault ganha mil pontos no programa Quilômetros de Vantagens, que podem ser trocados por descontos e produtos na rede de postos Ipiranga, incluindo 5% de abatimento para quem comprar combustível pela web. “As possibilidades de parcerias como essas são infinitas e podem ser agregadas à nossa plataforma conforme for necessário”, explica Bruno Sátiro, analista de CRM (programa de gestão de relacionamento com clientes) da Renault, que trabalha diretamente no programa.
“Existem ofertas fixas e também as pontuais, como por exemplo a que está sendo feita agora, de desconto de 20% na compra de palhetas novas”, acrescenta. Todas as promoções, avisos de revisão e outros comunicados geram alertas enviados por e-mail.
Na sua conta do My Renault o cliente pode inserir informações pessoais, incluindo até uma foto (aos moldes das redes sociais), e as do seu carro, como quilometragem, placas e número de chassi e do Renavam. Caso tenha mais de um Renault, pode listar todos eles na sua “garagem virtual”.
São seis seções gerais: ofertas, revisões, serviços, dicas, acessórios e novidades. Ao acessar sua conta, o cliente pode ver uma timeline (linha do tempo) com até quatro meses à frente, onde estão listadas promoções, datas de revisões, dicas de uso e manutenção do carro, informações sobre a Renault e até a data de seu aniversário. Existe acesso direto on-line ao centro de atendimento, para conversas via chat ou e-mail.
De acordo com o endereço informado, também estão listados no site as concessionárias mais próximas. No futuro, esses pontos também poderão usar o My Renault para oferecer produtos, promoções e serviços para esses clientes.

Timeline do My Renault: avisos sobre ofertas e revisões até quatro meses à frente