logo

Renault busca parceria com Volkswagen para fazer minicarro elétrico

Fabricante francesa está em negociações com montadora alemã para compartilhar plataforma do novo Twingo
Author image

Redação AB

27 fev 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As montadoras europeias enxergam que a sinergia pode ser a saída para enfrentar melhor as marcas chinesas. Renault e Volkswagen, por exemplo, negociam o compartilhamento da arquitetura que servirá ao futuro Twingo, o próximo minicarro elétrico da marca francesa.


SAIBA MAIS:

– Renault registra aumento no faturamento e recorde nas margens operacionais

– Renault desiste de abrir capital de empresa de carros elétricos


O subcompacto movido a baterias usará uma derivação da plataforma AmpR Small, que serve ao Renault 5, modelo que aparece nesta nota e que acaba de ser apresentado no Salão de Genebra.

Segundo o CEO do grupo francês, Luca de Meo, uma parceria permitiria, por exemplo, que o minicarro elétrico use baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) mais baratas.

O objetivo da marca é que o novo Twingo seja um carro elétrico acessível, com preço inferior a € 20 mil. A título de comparação, o Renault 5 foi lançado por € 25 mil.

Executivo convoca montadoras europeias a criarem um “Airbus”

Durante a apresentação do Renault 5 no autoshow suíço, Luca de Meo também defendeu a maior união das fabricantes instaladas na Europa. Para ele, as montadoras poderiam trabalhar em conjunto para criar uma “Airbus” para desenvolver e produzir carros acessíveis, em uma analogia à gigante da indústria aeronáutica.

“Precisamos ser criativos para encontrar uma solução. Os parceiros podem partilhar o investimento e reduzir os custos”, afirmou o CEO da Renault.

O executivo defendeu, ainda, a criação uma cadeia de valor na Europa para as fabricantes, que inclua produção de baterias, motores elétricos e eletrônica embarcada. Nos moldes do apoio do governo chinês às fabricantes locais. 

“O objetivo é obter tudo na Europa a um preço competitivo”, disse de Meo.