No topo do ranking, o Volkswagen Golf se mantém líder imbatível, com diferença de mais de 130,2 mil unidades à frente do segundo colocado, o Polo, também da Volkswagen, o que mantém a marca na liderança das vendas no continente. Dobradinha também da Ford no terceiro e quarto lugares, consolidando Focus e Fiesta nestas posições.
Avançando para o quinto lugar, o Renault Clio chegou a tal posição com 310,5 mil unidades emplacadas, volume que lhe conferiu participação de 1,9% das vendas totais do segmento, um aumento de 0,4 pontos porcentuais sobre 2012. Notadamente, o modelo não é vendido no segundo maior mercado do continente, a Rússia (como os quatro primeiros da lista), o que poderia lhe garantir o pódio, aponta o relatório. Seus melhores mercados são França, Itália, Alemanha, Turquia e Espanha.
A Opel, marca da GM na Europa, aparece na sexta e sétima colocação, com Astra e Corsa, seguidos pelo SUV Nissan Qashquai. O primeiro Peugeot da lista dos cem mais vendidos na Europa é o novo 208, que no primeiro ano de vendas saltou nove posições, da 18ª para a 9ª, à frente de modelos premium, como o BMW Série 3, que encerrou 2013 como o décimo carro mais vendido do Velho Continente.
Por ser o mais vendido da Rússia, o novo Lada Granta, que também é oferecido na Ucrânia, garantiu um bom resultado em 2013 e subiu do 28º em 2012 para 14º lugar no ano passado. Já o Audi A3 subiu onze posições no último ano, terminando em 15º.
Outras marcas como Toyota, Fiat e Kia só aparecem depois da 16ª posição (Toyota Yaris), 19ª (Fiat Panda) e 20ª (Kia Rio).
Confira as primeiras vinte posições logo abaixo o ranking completo aqui.
