
A Renault anunciou a venda de uma parcela de cerca de 5% por cento de sua participação na japonesa Nissan. A venda faz parte de um plano de reequilíbrio da aliança de longa data das duas empresas, informou a Renault em comunicado.
LEIA MAIS:– Nissan e Mitsubishi confirmam investimento na Ampere
A venda da participação deverá valer cerca de € 765 milhões, mas resultará numa perda de capital de € 1,5 bilhão, disse a empresa francesa.
A venda será implementada no âmbito do programa de recompra de ações anunciado pela Nissan. Ele foi executado na quarta-feira, 13.
A Renault e a Nissan finalizaram no final de julho os termos de uma reestruturação da sua aliança após meses de negociações, visando uma parceria reduzida, mas mais pragmática e ágil. O Grupo Renault e a Nissan continuarão a deter participações cruzadas de 15%.
A parceria entre Nissan e Renault foi abalada em 2018 pela prisão de Carlos Ghosn, presidente de ambas as companhias.
Em novembro, a Renault transferiu a sua participação de 28,4% na Nissan para um grupo de investidores, para preparar o caminho para uma redução da sua participação. O CEO da empresa, De Meo, disse no mês passado que a Renault começaria a se desfazer da participação no início de 2024.