“Como parceira de Itaipu no Programa VE, a Renault concordou em compartilhar informações estratégicas, com suporte técnico, que nos permitirão realizar os estudos necessários”, disse o coordenador do Programa Veículo Elétrico no Brasil, Celso Novais. Ele ressalta que a entrada da companhia como parceira de Itaipu facilitou o trabalho, criando condições favoráveis para a aquisição dos modelos. O objetivo dos estudos é subsidiar as empresas do setor elétrico em investimentos em infraestrutura de abastecimento para recarregar bateria de veículos.
Com autonomia superior a 210 quilômetros, segundo a montadora, o modelo para quatro pessoas tem motor elétrico com 88 cv de potência e faz de 0 a 100 km/h em 13 segundos. O carro incorpora inovações que permitem diferentes modos de recargas, como a recarga normal, a semirrápida e a rápida, abrangendo maior variedade de potências – 3,7 kW, 7,3 kW, 22 kW, 43 kW e até 50 kW. Internamente, é equipado com sistema multimídia com tela sensível ao toque e comandos no volante.
Em outubro de 2013, Renault e Itaipu firmaram um contrato que prevê a montagem de 32 modelos Twizy em regime SKD (leia aqui). Além disso, a Renault vendeu um modelo Zoe e um Twizy à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e 6 unidades do Kangoo Z.E. para a Fedex, que utiliza os modelos elétricos em entregas de encomendas em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em sua divisão de veículos elétricos, a Aliança Renault-Nissan está investindo € 4 bilhões no desenvolvimento e aprimoramento dessa tecnologia. Desde que iniciou as vendas de modelos deste tipo, em 2011, entregou mais de 100 mil veículos, incluindo o Nissan Leaf. Por sua vez, em sua gama de elétricos Z.E. (Zero Emissão), a Renault oferece o hatch Zoe, o supercompacto Twizy e o utilitário Kangoo.