logo

complexo ayrton senna

Renault instala painéis solares em fábrica do Brasil

A exemplo de suas fábricas na França, a Renault inaugura no Brasil, em sua unidade de São José dos Pinhais (PR) um conjunto de painéis fotovoltaicos com 132 metros quadrados de área para a geração de energia a partir da captação da luz solar, que será direcionada ao abastecimento dos veículos elétricos da marca, Zoe, Twizy e Kangoo, além de distribui-la para a rede de iluminação próxima às instalações.
Author image

Redação AB

23 set 2014

2 minutos de leitura

G_noticia_20550.gif

O conjunto formado por 80 placas é capaz de gerar 20kwh, captada de forma contínua durante o dia, inclusive em dias nublados e com baixa luminosidade. A geração é suficiente para recarregar as baterias de um veículo elétrico em 2 horas.

“Trata-se de uma tecnologia bastante difundida e comprovadamente viável, que no caso dos veículos elétricos, reforça ainda mais a sua imagem de alternativa de mobilidade urbana 100% limpa” destaca Fabio Re, gerente geral do polo imobiliário, idealizador e responsável pela instalação.

Com sua equipe, Re foi responsável pela implantação de coberturas fotovoltaicas em seis fábricas da Renault na França: Douai, Maubeuge, Flins, Batilly, Sandouville e Cléon tiveram seus pátios de veículos ou estacionamentos cobertos pelos painéis, totalizando 400 mil metros quadrados de área, o equivalente a 60 campos de futebol. Somadas, são capazes de gerar 59 MW, equivalente a uma produção de 52.600 MWh por ano, algo como o consumo anual de uma cidade de 15 mil habitantes.

No caso de do Complexo Ayrton Senna, junto com a inauguração do sistema fotovoltaico começou a operar também um eletroposto com a possibilidade de carregamento de até dois veículos elétricos simultaneamente. O sistema foi homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reconhecido e aprovado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).