
A aposta do executivo está nos carros elétricos, que pretende associar ao futuro da empresa. Ele entende que a alternativa representa uma solução de ruptura para oferecer mobilidade sem poluição.
A Aliança Renault-Nissan está firmando parcerias com governos, distribuidores de energia e parceiros como a empresa Better Place para que o veículo elétrico de massa se torne uma realidade.
Os quatro carros-conceito elétricos apresentados em Frankfurt, de 17 a 27 de setembro, antecipam a linha de veículos que a Renault oferecerá em menos de dois anos.
A partir de 2011 a empresa quer comercializar progressivamente quatro veículos elétricos, sendo dois derivados de veículos a motor a combustão.
O primeiro, o Fluence Z.E. Concept, cuja comercialização se iniciará em Israel e na Europa, será a versão elétrica do Fluence.
O segundo, o Kangoo Z.E. Concept, será uma versão elétrica do Renault Kangoo Express, destinado principalmente aos clientes profissionais e às frotas empresariais.
A oferta de veículos elétricos será ampliada a outros segmentos com dois novos modelos, que terão arquitetura 100% elétrica. Derivado do carro-conceito Twizy Z.E. Concept, o terceiro veículo oferecerá uma mobilidade dedicada à cidade.
O quarto veículo, inspirado no Zoe Z.E. Concept, chegará no início de 2012 e oferecerá uma versatilidade de uso para os trajetos diários das grandes cidades.
Twizy
O carro pretende lançar uma solução inovadora de mobilidade urbana. Com chassi de quatro rodas, oferece aos dois ocupantes um meio de transporte 100% elétrico com zero emissões de CO2. Compacto, ágil e prático, responde às exigências do trânsito na cidade.
Com motor elétrico de 15 kW e um torque de 70 Nm, o Twizy Z.E. promete conforto ao dirigir. Segundo o fabricante, a capacidade de aceleração no trânsito urbano e semiurbano é comparável aos de um veículo de duas rodas.
Zoe
Trata-se de um hatch compacto multifuncional destinado a quem faz pequenos trajetos diários e busca tranquilidade e bem-estar em seu veículo, em espaço personalizável e exclusivo.
O Zoe Z.E. quer comprovar que um veículo 100% elétrico e com zero emissões também pode ser sedutor e atraente. O teto otimiza a gestão do ar-condicionado, a fim de prolongar sua autonomia.
Fluence
Veículo para a família, o Fluence é 100% elétrico e oferece autonomia de 160 km, com três formas de recarregar a bateria: padrão, em 4 a 8 horas, rápida, em 20 minutos, e relâmpago, em 3 minutos, graças ao sistema Quickdrop de troca de bateria.
Kangoo
Desenvolvido a partir do Renault Kangoo, representa o conceito de uma mobilidade com zero emissões, destinado a clientes profissionais. O veículo recebeu motor elétrico de 70 kW, com torque de 226 Nm. A bateria é de íon lítio.