logo

azure

Renault-Nissan assina parceria com Microsoft

Reportagem atualizada às 18H28.
Author image

Redação AB

26 set 2016

3 minutos de leitura

G_noticia_24692.jpg

A Aliança Renault-Nissan e a Microsoft assinaram acordo de parceria global para a condução conectada. As companhias vão trabalhar para desenvolver a futura geração de serviços conectados para carros equipados com o Microsoft Azure, solução em nuvem da companhia.

Os serviços vão facilitar a vida do consumidor por meio de navegação avançada, manutenção preventiva, monitoramento remoto dos equipamentos do carro, experiências móveis externas e atualizações via OTA (over-the-air).

“Ser parceiros da Microsoft nos permite acelerar o desenvolvimento de tecnologias-chave fundamentais para permitir a criação de um ambiente que nossos consumidores desejam e também construir modelos totalmente novos que eles ainda nem imaginaram”, afirma o vice-presidente para veículos conectados da Aliança Renault-Nissan, Ogi Redzic.

A companhia vem se empenhando para produzir veículos autônomos e equipamentos de conectividade a preços acessíveis. A aliança pretende desenvolver tecnologias e equipamentos que deem suporte ao lançamento de mais de dez veículos autônomos até 2020 com serviços que melhorem a utilização do tempo livre daqueles que estarão desobrigados de dirigir esses futuros automóveis.

O Microsoft Azure provê uma plataforma global já testada, segura e com escala ilimitada, que permite à Renault-Nissan entregar serviços ao redor do mundo para sua base de clientes. A Renault-Nissan escolheu o Azure por conta de seu grau de segurança e pelo rigoroso comprometimento da Microsoft com regras de conformidade.

Além disso, o Azure roda em múltiplos sistemas operacionais, linguagens de programação e ferramentas, garantindo flexibilidade e poder de escolha para a construção de uma plataforma comum para a Renault-Nissan desenvolver serviços para ambas as marcas da aliança.

“Apesar de a experiência do carro conectado estar em seu início, acreditamos que há muito potencial para realmente mudar essa indústria”, afirma o vice-presidente executivo e presidente global de vendas, marketing e operações da Microsoft, Jean-Philippe Courtois.

A parceria com a Microsoft vai acelerar o desenvolvimento dos melhores serviços de informação e entretenimento e daqueles baseados em localização. Com a Microsoft, a Aliança Renault-Nissan quer expandir a produtividade dentro do carro. Os clientes poderão fazer downloads “over-the-air” de atualizações, por exemplo, do mais recente programa de condução autônoma e aplicativos que ajudam a evitar colisões.

Poderão checar e comunicar seu tempo estimado de chegada ou alertar amigos sobre uma mudança de planos. Também poderão utilizar o pagamento automático de dentro do carro para pedágios ou estacionamentos com o simples toque de um botão.

O proprietário do automóvel poderá monitorar seu veículo de qualquer lugar por celular ou laptop e até transferir o controle para um amigo ou parente que necessite do carro, sem a necessidade de transferência de chaves físicas. Poderá ainda usar um aplicativo móvel que o ajude a encontrar o carro, que o carregue remotamente, trave e destrave.

Programas de rastreamento localizarão o carro roubado e o desabilitarão na primeira oportunidade. Ao adicionar conectividade, os consumidores poderão ter acesso a serviços avançados de diagnóstico automotivo. E a engenharia poderá coletar dados úteis em tempo real.