logo

Daimler

Renault Nissan e Daimler ampliam parceria

A cooperação entre Renault Nissan e Daimler terá dois novos projetos. Carlos Ghosn, CEO da aliança franco-nipônica, e Dieter Zetsche, CEO do grupo alemão, anunciaram na sexta-feira, 28, cooperação no desenvolvimento de um motor e de uma transmissão com foco em aumento da eficiência energética.
Author image

Redação AB

28 set 2012

2 minutos de leitura

G_noticia_15225.gif

O propulsor, desenvolvido em conjunto pelas companhias, será a gasolina, com quatro cilindros e injeção direta de combustível. O objetivo é investir em tecnologia para reduzir o consumo e consequentemente as emissões de CO2. A novidade deverá equipar veículos dos dois grupos envolvidos no acordo a partir de 2016.

Já o projeto da nova transmissão será liderado pela Daimler, que licenciará a tecnologia para ser usada em carros da Nissan e da Infini, marca premium da empresa japonesa. A novidade também tem previsão de estreia no mercado em 2016, com produção no México pela Jatco, subsidiária da companhia liderada por Ghosn.

“Nossa colaboração alcança um marco este ano, com os primeiros veículos e motores frutos da parceria ganhando as ruas. Além disso, todos os nossos engenheiros estão mantendo a mente aberta, de olho em novas oportunidades de colaboração”, afirmou Zetsche, CEO da Daimler, durante anúncio dos novos projetos.

Os parceiros garantem que estão cumprindo o cronograma anunciado em 2010, quando firmaram o acordo. Os principais objetivos são desenvolver tecnologias na área de powertrain para carros elétricos e compactos. A associação também prevê o compartilhamento de compras e operação conjunta em mercados estratégicos.

Dentro desse plano, o Brasil pode ser impactado com a retomada da produção de automóveis Mercedes-Benz no País. Durante o Salão do Automóvel de Paris, Zetsche admitiu a Automotive Business que estuda o projeto (leia aqui). Uma das possibilidades seria fazer a montagem nacional dos veículos em parceria com a Nissan.