logo

airbag

Renault promete Kwid mais seguro no Brasil

A Renault anunciou que o Kwid será o primeiro carro popular produzido no Brasil a oferecer airbags laterais de série. A bolsa de ar frontal é obrigatória desde 2014 e, portanto, também fará parte do pacote de segurança do carro. O anúncio acontece após a fabricante passar vergonha em teste de impacto com a versão do modelo vendida na Índia (leia aqui). Em teste do Global NCAP, o modelo não obteve sequer uma estrela das cinco possíveis em proteção aos ocupantes adultos.
Author image

Redação AB

19 mai 2016

1 minutos de leitura

X_noticia_23986.jpg

Diante da repercussão do resultado negativo no Brasil, onde o carro será fabricado ainda em 2016, a Renault emitiu comunicado para assegurar que a versão nacional cumprirá a legislação nacional de segurança. “A estratégia da Renault prevê a utilização de plataforma mundial em seus modelos, mas com desenvolvimentos específicos para cada mercado”, destaca a montadora.

Além de contar com os airbags laterais e com os itens de segurança compulsórios no País, o carro vendido localmente será 20% mais pesado, com monobloco desenvolvido especialmente para as necessidades brasileiras. O modelo contará ainda com Isofix para a instalação de cadeirinhas de retenção infantil.

Com isso a Renault promete um Kwid melhor para o o mercado local, mas segue a lógica tão criticada pelo Global NCAP de que a segurança dos ocupantes de seus veículos só é importante por imposição da legislação. Na Índia, onde itens como airbag e ABS não são obrigatórios, a empresa continuará vendendo a versão do carro nota zero em proteção aos ocupantes.