
A ação será o próximo projeto da Mobilize, unidade de negócios da Renault voltada a cidades inteligentes, dados e serviços de mobilidade. Ricardo Mendes, gerente geral de transformação de negócios da Renault do Brasil, realizou uma entrevista coletiva com a imprensa durante o evento para comentar as ações da Mobilize neste pouco mais de um ano desde sua criação em janeiro de 2021.
O projeto de Fernando de Noronha começou em 2019 com a chegada de 46 veículos elétricos que foram vendidos para a população local e hoje permanecem circulando na região. Em 2020, veio a garagem fotovoltaica, um ponto de recarga gratuito que, segundo o executivo, atende todos os veículos do arquipélago. E agora, em 2022, chega a terceira fase, com a instalação de novos pontos de recarga, mais carros elétricos e a criação de duas usinas de energia fotovoltaica.
“A garagem fotovoltaica foi nosso primeiro teste e foi muito bem recebida, muito aceita pela populaçao”, afirma Mendes. “Muito em breve vamos comunicar parceria com governo do estado do Paraná para a instalação de uma em Curitiba”, diz.
Segundo ele, iniciativas como essa dependem de parcerias e da atuação do poder público. “Toda infraestrutura para transição energética é cara. Se a gente não trabalhar com parcerias, seja com poder público, seja com outras empresas, a gente não consegue essa transformação”, pondera ele.
Um ano de Mobilize
O Mobilize é uma iniciativa que surgiu na Renault da Europa e que chegou por aqui em janeiro de 2021 – o Brasil foi o primeiro país não-europeu a ter a unidade de negócios. O objetivo global é que, até 2030, ele represente 20% do lucro total do Grupo Renault.


No Brasil, o principal projeto da divisão até o momento é o app Mobilize Share, que oferece um serviço de carsharing para funcionários e colaboradores da Renault. Ele permite aos colaboradores visualizar a disponibilidade dos veículos e fazer a reserva, na modalidade de carsharing, com até 23 horas de uso, ou realizar locação de curta duração, com cobrança por dia, para uso em suas atividades profissionais ou particulares. Com a implementação do app, a empresa conseguiu reduzir em 40% sua frota de carros corporativos e a área, que antes só gerava custos, passou a gerar lucro.
Segundo Mendes, 65% das viagens feitas pelo app são para uso pessoal e 35% são para uso corporativo. “Quando começamos, tínhamos 56 veículos no nosso pool e eram apenas para uso profissional”, conta o executivo. “Com a chegada do Mobilize Share, fomos para 36, porque os clientes inserem o tempo de locação e, com os dados, percebemos que não precisávamos de tantos carros. Começamos a reduzir a frota da Renault. Não precisamos ter carro parado quando não vai ser usado”, diz ele. O sistema já realizou mais de 980 viagens e a satisfação média é de 97%.
Como o app gera receita, ele passou também a ser oferecido fora da Renault. “Hoje, nós temos mais de 10 clientes que usam o Mobilize Share e uma frota de 110 veículos rodando com ele”, afirma Mendes. A maioria dos parceiros está em Curitiba, mas a divisão agora começa a expandir para outros estados, como São Paulo.
Na Smart City Expo, a Renault está oferecendo o Mobilize Share em seu estande, mas essa não é a única atração. A empresa também permite que os visitantes façam test drive dos veículos elétricos Zoe E-Tech e Kangoo E-Tech. A eletrificação é uma parte importante dos planos da Renault, que pretende que 100% de suas vendas de carros leves sejam de elétricos na Europa já em 2030.
Por aqui, a montadora oferece o Zoe e o Kangoo e, em 2022, vai apostar tudo no Kwid, que ela promete que será o carro elétrico mais barato do Brasil. Apesar disso, porém, o futuro ainda é incerto. “Não temos cronograma definido [sobre eletrificação] pro Brasil”, diz Mendes. “O que nós estamos fazendo é acompanhar essa transformação. Na medida em que ela acontece nas cidades com os nossos clientes, nós vamos acompanhar e proporcionar serviços que atendem”, afirma ele.
O Smart City Expo Curitiba 2022 acontece nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), no pavilhão de exposições do Parque Barigui. A Renault é uma das patrocinadoras do evento, que tem a chancela da Fira Barcelona, empresa responsável pelo Smart City Expo World Congress, em Barcelona.