
A operadora de telefonia e comunicação Vivo acaba de concluir a aquisição de uma frota de Renault Kangoo elétrico. As versões zero combustão da multivan compacta da marca francesa serão usadas pela empresa em cinco regiões metropolitanas diferentes.
As 200 unidades do Renault Kangoo E-Tech vão operar em São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e no Distrito Federal. Para recarga dos minifurgões elétricos, a Vivo diz ter uma parceria com redes privadas.
SAIBA MAIS:– Renault detalha estratégia para popularizar veículos elétricos– Renault confirma motor híbrido flex no Brasil
A operadora começou a eletrificação de sua frota em 2019. Hoje, além dos veículos movidos a bateria, a empresa tem 35 bicicletas elétricas para atendimentos de curta distância.
Além disso, a companhia garante que os 5 mil automóveis que integram a frota da Vivo no país são flex e abastecidos apenas com etanol.
“Iniciamos o uso dos carros elétricos nos grandes centros para assegurar que o abastecimento da frota seja proveniente de energia renovável, A iniciativa pode evoluir à medida em que as opções de recarga avancem”, diz o diretor de patrimônio, logística e compras da Vivo, Caio Guimarães.
Como é o Renault Kangoo elétrico
Importado da França, o Kangoo E-Tech é equipado com motor elétrico que gera o equivalente a 120 cv e 25 kgfm de torque. A bateria de íons de lítio de 45 kWh promete alcance de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
O compartimento para carga do Renault Kangoo elétrico tem 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. O volume total é de até 4.300 litros e a capacidade de carga é de 800 kg.
A multivan tem porta lateral corrediça com 86,4 cm de vão. As portas traseiras podem abrir de 90° a 180°. O novo Kangoo elétrico chegou ao Brasil em 2023. A geração anterior, lançada em 2013, teve mais de 600 unidades vendidas por aqui.