logo

none

Reparação tem normas ABNT e combate pirataria.

A norma ABNT NBR 15759/2009, relativa a procedimentos na substituição de correias de sincronismo e acessórios automotores de combustão interna nos ciclos Otto e Diesel, começa a valer em 4 de outubro.
Author image

cria

02 out 2009

2 minutos de leitura

A publicação pode ser adquirida junto à ABNT/SP pelo telefone 11 3017-3600 ou em www.abntcatalogo.com.br).

Segundo o Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado e São Paulo, que participou do grupo de estudos para criação da norma, somente a padronização de procedimentos para reparos de veículos permite estabelecer parâmetros para exigir das oficinas serviços de qualidade e garantir o aperfeiçoamento profissional.

Já foram publicadas mais de 20 normas para procedimentos em oficinas mecânicas. Uma delas é a ABNT/CB05 NBR 15681, para qualificação e certificação do mecânico de manutenção e reparação de veículos automotores.

Os fabricantes de autopeças iniciaram estudo coordenado pelo Sindipeças para a criação de certificação de produtos que terá o aval do Inmetro. A iniciativa pretende combater a pirataria e falsificação de autopeças no mercado da reposição.

“Com a certificação o consumidor terá um parâmetro que contesta a qualidade do produto”, garante Sérgio Alvarenga, coordenador do Grupo de Reposição do Sindipeças.

O estudo para a certificação avalia os seguintes componentes:

*Rodas de liga leve para automóveis, rodas e aros para caminhões e ônibus e rodas para automóveis e comerciais leves;
*Sistema de suspensão (molas e amortecedores);
*Sistema de freios (pastilhas, lonas, líquido de freio e attachments);
*Espelhos retrovisores;
*Rolamentos;
*Sistema de iluminação (faróis, lanternas, lâmpadas, cabos e attachments);
*Bomba de combustível;
*Líquido aditivo de radiador do motor;
*Correias, tubos e mangueiras.