logo

Representante da Mitsubishi e Suzuki, HPE recebe comitiva japonesa em Catalão

Montadora vai definir novo portfólio de produtos que serão produzidos na fábrica brasileira
Author image

Ana Paula Machado

06 jun 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A HPE, representante das marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil, está em processo de finalização dos planos de produção em Catalão (GO). Segundo o presidente da companhia, Mauro Correia, nas próximas semanas uma comissão do Japão virá ao país para definir os produtos que serão feitos na unidade goiana.

Hoje, apenas o SUV Eclipse Cross e a picape média L200 saem da fábrica goiana, e Correia adiantou que mais dois futuros veículos já foram escolhidos, sendo um híbrido plug-in.

“Ainda não há um plano definido. Estamos elaborando com o Japão, vendo o custo-benefício da produção de determinados modelos por aqui”, disse Correia.


VEJA MAIS:– Mitsubishi Motors investirá R$ 4 bilhões em Catalão e terá híbrido flex

– Causa e efeito? Mitsubishi lança nova versão da L200, rival da Titano


Correia disse que esse dois modelos produtos já estão definidos para o início de produção no Brasil – um deles, a nova geração do SUV médio Outlander e outro um crossover compacto. O executivo explica que a fábrica, atualmente, passa por adaptações. “Acredito que em julho ou agosto já teremos a definição do novo portfólio.” 

Os novos produtos fazem parte do plano de investimentos de R$ 4 bilhões que a montadora vai aplicar no país até 2032. Hoje, a fábrica da HPE de Catalão tem capacidade para produzir 120 mil veículos por ano, mas produz cerca de 20 mil unidades anualmente.

“A nossa cadeia de suprimentos será fundamental para este momento. A nossa base de fornecedores nos ajuda a termos produtos competitivos e a nossa produtividade”, afirmou Correia. 

Aumentar o índice de nacionalização

Segundo ele, para o novo portfólio, a companhia estuda a nacionalização de componentes. “Hoje, já temos uma base de suprimentos de ponta, não sei se vamos trazer fornecedores de fora, mas vamos fomentar mais a localização dos nossos produtos”, ressaltou o executivo. 

Os modelos produzidos em Catalão, de acordo com Correia, têm índice de nacionalização de mais de 25%. “Estamos trabalhando desenvolvimento em mudanças no carro flex, por exemplo, com empresas nacionais”, afirmou ele, acrescentando que a HPE tem uma base de fornecedores composta por 218 autopeças no Brasil e 1,5 mil empresas de serviços.