Esta é a segunda vez que a filial brasileira “exporta” talentos para a matriz japonesa. No ano passado, o então gerente de Comunicação da montadora, Fernando Menezes, foi indicado para gerenciar as atividades de uma região que engloba mais de 130 países.
“A corporação aposta no intenso intercâmbio de conhecimentos, processos e culturas”, explicou Darcilene antes da viagem. Atualmente apenas 5% do quadro gerencial da empresa é ocupado por mulheres. “Um dos desafios da área de RH é aumentar significativamente esta faixa”, completa.
Em seu lugar assumirá Adriana Horbatiuk, que passa a ser responsável pela gestão de talentos da montadora, incluindo seleção, treinamento, executivos expatriados, entre outros. Formada em psicologia e pós-graduada em administração de pessoas pela Universidade Federal do Paraná, Adriana trabalha na área de RH da Nissan desde maio do ano passado.
Presente em 190 países no mundo, a Nissan emprega mais de 235.000 mil trabalhadores e vendeu 3.708.074 veículos em 2008.