
A fábrica brasileira da Foton foi anunciada oficialmente em dezembro de 2012, mas ainda não havia definição sobre a localização. Segundo a Foton Aumark, que será responsável pela operação da unidade, a construção começa ainda este ano.
Enquanto a fábrica não sai, os caminhões chineses continuam a ser importados pela Foton Aumark para o Brasil, como acontece já há três anos. Segundo a importadora, neste período foram investidos R$ 1 milhão somente nas homologações oficiais dos modelos. Até dezembro deste ano a empresa estima importar mil unidades de modelos semileves e leves, de 3,5 a 8,5 toneladas de peso bruto total (PBT).
A Foton também tenta estruturar sua rede. Atualmente são dez concessionárias da marca no País e o objetivo abrir mais 30 até o fim de 2013. Para atrair interessados em vender os caminhões, a empresa propõe investimento de baixo custo em lojas enxutas e dispensa garantias financeiras que podem bloquear o patrimônio do investidor, com aporte inicial inferior ao necessário para abrir uma revenda das marcas já estabelecidas no mercado.
A Foton Aumark garante também que cliente que adquirir o produto já conta com atendimento em todo o território nacional. Além do setor de peças de oficina das próprias concessionárias, as revendas terão carro-oficina para socorro e as redes de distribuidores da Cummins e ZF (fornecedores dos motores e transmissões dos caminhões, respectivamente) também têm acordo para prestar serviços aos caminhões Foton.