Levando em consideração a alta natural de emplacamentos que sempre ocorre no fim de cada mês, a Carcon estima que julho deve terminar com cerca de 316 mil veículos leves vendidos em seus 23 dias úteis, o que significa crescimento de 4,3% sobre os 302,9 mil emplacados em junho. Seria o segundo melhor resultado mensal de 2013, mas poderá também ser o recorde do ano caso as vendas avancem um pouco mais, para superar as 316.705 unidades de abril passado.
A baixa da média diária de emplacamentos e o possível recorde mensal de vendas no ano, apesar de parecer contraditório, acontecem ao mesmo tempo graças ao maior número de dias úteis em julho. Isso mesmo considerando que tenha puxado o resultado para baixo o feriado estadual de São Paulo (responsável por um terço dos licenciamentos de veículos do País), no dia 9, uma terça-feira, que refletiu também em redução de movimento na segunda-feira.
O desempenho de julho também indica um início de desaceleração de vendas em comparação com o ano passado. Caso sejam confirmadas as 316 mil unidades emplacadas este mês, o número significará expressiva queda de 10% sobre os 351,4 mil veículos leves vendidos em julho de 2012, quando os negócios foram aquecidos pela redução de IPI. começa a reduzir o ritmo de cres de 10% sobre os 351,4 mil emplacados em julho de 2012.
O resultado acumulado de 2013, entretanto, deve continuar no campo positivo. Neste fim de mês deve ser superada a marca de 2 milhões de automóveis e comerciais leves vendidos no País, com expansão do mercado em torno de 2% sobre os 1,98 milhão de veículos leves emplacados nos mesmos sete meses de 2012.