logo

Robotáxis da Mobileye entram em operação comercial na Alemanha em 2022

Nova lei do país finalmente permite que carros autônomos circulem em áreas de tráfego comum
Author image

Victor Bianchin

08 set 2021

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Mobileye, empresa israelense que serve como braço da Intel para mobilidade, anunciou no IAA Mobility – o Salão de Munique que acontece até 12 de setembro – que deverá iniciar sua operação comercial de robotáxis na cidade alemã em 2022. A iniciativa foi motivada devido a uma nova lei no país que regulamenta o uso de carros autônomos fora de zonas de teste. As viagens poderão ser solicitadas pelos apps Moovit e Sixt.

Munique estava entre seis cidades onde a tecnologia autônoma da Mobileye já era testada,  junto a Jerusalém (Israel), Detroit (EUA), Xangai (China), Tóquio (Japão) e Nova York (EUA). Em recente entrevista ao Mobility Now, o vice-presidente Johann Jungwirth afirmou que o maior obstáculo para a operação comercial do serviço eram as leis dos países.

A nova regulamentação alemã, aprovada em maio, é a primeira no mundo a permitir o uso de automóveis autônomos em vias de tráfego comum, embora com a condição de que a operação seja supervisionada por um humano. Ela permite os veículos autônomos de nível 4. O objetivo principal do governo seria utilizar a tecnologia no transporte público, mas o setor privado reagiu rapidamente ao anúncio.

Cinquenta veículos da montadora chinesa Nio serão colocados em operação no serviço da Mobileye, inicialmente com motoristas humanos a bordo para segurança. Segundo a empresa, esses motoristas devem sair de cena ainda em 2022, fazendo com que os carros no serviço de ride-hailing cheguem aos passageiros totalmente vazios. A ideia é expandir o serviço para outras cidades da Alemanha e outros países da Europa conforme as legislações locais avancem.

Os carros autônomos da Mobileye utilizam uma combinação de câmeras, radares e lidares para mapear os arredores. É uma tecnologia diferente em relação à Tesla, que utiliza apenas câmeras.