
Também subiu de 39% para 42% a participação das rodas de liga leve na Honda Biz 125, a segunda em volume de vendas da fabricante. “Essa mudança é um reflexo da preferência dos consumidores”, afirma o diretor executivo de relações institucionais da Honda, Paulo Takeuchi.
Em 2014 a Honda deixou de comprar alumínio fundido de um fornecedor em Manaus e passou a fundir o metal dentro da própria fábrica como forma de aumentar a produção dos componentes.
AUTOMAÇÃO CRESCENTE
Parte da montagem das rodas de aço raiadas vem sendo automatizada, em especial nas etapas mais insalubres como soldagem e pintura. O gerente de produção Dolipe Scorissa citou a compra de um equipamento holandês originalmente criado para a montagem de rodas raiadas de bicicleta e adaptado para a fábrica de motos.
Honda produz rodas de liga leve e de aço em Manaus. Parte da montagem das rodas raiadas ainda é manual, mas automação ganha espaço
Nos dois turnos de produção a máquina faria o trabalho de 50 pessoas. “A montagem (manual) dessas rodas é uma das causas de LER”, recorda Scorissa, referindo-se às Lesões por Esforço Repetitivo.
Como outros setores em Manaus, o de produção de rodas vem perdendo mão de obra desde 2012, primeiro de quatro anos consecutivos de retração nas vendas de motocicletas. Segundo Takeuchi, a fábrica tem hoje cerca de 8 mil colaboradores, 2 mil a menos que em 2011, ano recorde em produção e vendas do setor. O diretor administrativo e financeiro da fábrica, João Batista Mezari, confirmou o aumento de automação na montagem das rodas.
Vale dizer que elas ainda têm presença forte na Honda em modelos de entrada como Biz 100 e Pop 110i. E estão em 100% das linhas Cargo 125, Cargo 150 e em modelos de uso misto como NXR Bros e XRE 300. Para essas motos de trabalho ou todo-terreno, a facilidade de reparo em caso de impacto determina a escolha.
TENDÊNCIA EM OUTRAS FABRICANTES
A oferta de liga leve também cresce em modelos de baixa cilindrada da Yamaha. Desde o lançamento da YS 150 Fazer, no segundo semestre de 2013, todas as versões vêm de série com o equipamento. Em outubro deste ano a fabricante lançou a Factor 150, mais acessível que a Fazer, mas ainda assim com a opção de liga. A linha Factor 125 também tem opção de liga leve na versão topo de linha.
Fabricantes locais com maior dependência de peças chinesas como a Dafra utilizam rodas de liga leve até mesmo em ciclomotores. Todas as motos e scooters Dafra em linha utilizam rodas de liga leve. No caso da Shineray, dos 17 modelos mostrados em seu site, apenas dois trazem rodas raiadas.