
Em seu lugar assumirá Wilhelm Rehm, também membro do board e responsável pela gestão corporativa de materiais e tecnologia industrial. A ZF indica que posteriormente a área de qualidade corporativa será liderada por Franz Kleiner, atual responsável pela divisão de tecnologia de segurança ativa e passiva. Peter Lake, também membro do board e responsável pelo mercado corporativ, assumirá a responsabilidade como chairman da ZF para a América do Sul em substituição a Lutz.
“Por muitos anos, Rolf Lutz fez uma grande contribuição ao Grupo ZF como embaixador da tecnologia para veículos comerciais. Além disso, levou a qualidade de produto a um alto nível mundial. Com a transmissão modular para veículos comerciais TraXon, a ZF estabeleceu um novo padrão sob a sua liderança. Além disso, Rolf Lutz estabeleceu e desenvolveu ferramentas efetivas, flexíveis em todo o grupo, que moldaram a atual rede produtiva global da empresa e seu crescimento estratégico”, declarou o CEO da ZF, Stefan Sommer.
“Eu acredito que o Grupo ZF está no caminho correto e preparado para atender aos desafios do futuro. A estratégia de 2025 estabelece a direção correta e faz com que a ZF seja uma empresa sustentável, dinâmica e bem-sucedida” disse Lutz. Ele aproveitará a International Motor Show (IAA) 2016, tradicional feira de veículos comerciais da Alemanha que será realizada em setembro para se despedir.
Lutz iniciou sua carreira na ZF em 1980, após concluir seus estudos em engenharia mecânica. Nascido na cidade alemã Tübingen, Lutz ocupou diferentes cargos nos departamentos de testes, vendas e aplicações técnicas, funções que o levaram ao Extremo Oriente. Depois disso, trabalhou em na Geórgia (EUA) de 1999 a 2002, como vice-presidente do grupo, e em 2002, dedicou-se à divisão de tecnologia para veículos comerciais, inicialmente como diretor da divisão de tecnologia de driveline para caminhões em Friedrichshafen, em seu país de origem. Em 2008, foi nomeado para o board do grupo e, desde 2011, acumula a função de responsável pela tecnologia para veículos comerciais.