
Bem, não falta mais: a Tesla começou oficialmente a colocar o veículo nas ruas do Reino Unido e de outros mercados onde a direção tem mão inglesa (País de Gales, Irlanda do Norte e Escócia). As encomendas estavam abertas desde outubro, mas as entregas só começaram agora. A notícia foi dada pelo líder de marketing da montadora na região, Tim Findlay, no LinkedIn.
A Tesla já estava presente no mercado inglês com seu Model 3, que vendeu 34 mil unidades ano passado, mas faltava o Model Y. A expectativa era de que esse modelo ainda iria demorar mais para chegar, uma vez que a ideia era importá-los da Alemanha, onde a montadora tem uma Gigafactory (que ainda não começou a produzir os Y). No entanto, para atender essa demanda inicial, a Tesla resolveu importar os veículos da Gigafactory de Xangai.
Em outubro, a Tesla atingiu valor de mercado de US$ 1 trilhão, tornando-se a montadora de automóveis mais valiosa do mundo, embora fique bem atrás de marcas mais tradicionais em volume de vendas. A empresa também atingiu recentemente a impressionante marca de 1 milhão de veículos produzidos por ano. Em 2021, a empresa vendeu 936 mil veículos mundialmente, um aumento de 87% em relação a 2020.